Profissionais de saúde de 66 municípios das cinco regiões de Saúde da macrorregião Centro-Norte participaram nessa terça-feira (18) do Seminário de Experiências Exitosas da Planificação da Atenção à Saúde – Processo de Tutoria, realizado em Uruaçu. O evento, realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Spais), reuniu mais de 400 profissionais e gestores que puderam assistir às apresentações de experiências positivas desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) após a implantação da tutoria da Planificação da Atenção à Saúde.
Para a superintendente da Spais, Evanilde Fernandes, esse é um momento para o fortalecimento da Atenção Primária da saúde nesses municípios. “O seminário serve para darmos o retorno aos profissionais desse processo que começou em 2016 e já conta com diversas experiências que estão beneficiando toda a população que usa as Unidades Básicas como porta de entrada no Sistema Único de Saúde”, disse.
Na oportunidade, a titular da Superintendência de Vigilância em Saúde, Maria Cecília Brito, falou sobre a importância da integração entre as ações de vigilância em saúde e a Atenção Primária. Ela ressaltou que o trabalho em conjunto permite a identificação e resolução de doenças. “Vigilância em saúde é cuidar das pessoas, descobrindo doenças e evitando novas pessoas doentes. Esse trabalho deve ser realizado em conjunto com a Atenção Básica, na qual os usuários buscam o primeiro atendimento”, frisou.
A gerente de Atenção à Saúde, Ravena Miranda, apresentou um panorama do processo de planificação na macrorregião Centro-Norte. Em sua apresentação, ela relatou a implantação dos processos em Goiás e ressaltou que a tutoria já está presente em vários municípios goianos. “Já estamos com a tutoria em 101 municípios e espero que após esse seminário, possamos leva-la para mais cidades dessa macrorregião”, afirmou.
O município de Anápolis, que faz parte da macrorregião Centro-Norte, apresentou as experiências exitosas desenvolvidas em duas UBS’s.
A Planificação da Atenção Básica é um processo realizado entre a SES-GO e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e está presente em todos os municípios do estado. Na próxima terça feira (25) o Seminário de Experiências Exitosas nas Macrorregiões será realizado no município de Posse, macrorregião Norte.
Assessoria de Comunicação da AGM
Fonte SES GO