Prefeitos, vices, vereadores, secretários municipais e demais gestores participaram do seminário promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás com o tema “Apoio Técnico para o Início de Mandato – Primeiros Passos e Grandes Acertos”. O evento, realizado durante todo o dia no Centro de Convenções de Goiânia, contou com cerca de 2 mil participantes representando os 246 municípios goianos.
A Associação Goiana de Municípios (AGM) apoiou e participou do seminário com a instalação de um amplo stand para o atendimento aos prefeitos, os quais tiveram todo o apoio necessário.
O presidente da AGM, Carlos Alberto, destacou e elogiou a iniciativa do TCM em promover o evento considerado por ele como sendo de grande importância “principalmente para os prefeitos que estão exercendo sua primeira gestão. É importante o gestor se informar e qualificar para garantir uma administração correta e eficiente”.
Na solenidade de abertura o presidente do tribunal, conselheiro Joaquim de Castro, reafirmou a filosofia de trabalho do órgão em “auxiliar, capacitar e orientar os gestores para a prática de uma boa gestão, evitando assim a necessidade de penalizações futuras”.
Durante todo o dia foram realizadas várias atividades paralelas com minicursos de capacitação relativos ao controle interno, gestão eficiente de pessoal, prestação de contas e orçamento, transparência, contratações, dentre outros.
Foram proferidas quatro palestras: Primeira Infância; TCMGO – as inovações do controle externo; Modernização do controle externo: a transformação do TCMGO para um novo cenário. Um dos painéis ficou a cargo dos prefeitos José Délio (Hidrolândia), Paulo Vitor (Jaraguá) e Rita de Cássia (Itaberaí) os quais abordaram o tema “Boas práticas da gestão municipal”. “Não basta apenas ser prefeitos, mas tem que ser um bom gestor, atento a tudo o que se passa na administração”, destacou José Délio, prefeito de Hidrolândia.
Assessoria de Comunicação da AGM