O Sistema de Informações sobre Orçamento Público em Saúde (Siops) sofrerá mudanças a partir de 10 de março. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), gestores e contadores responsáveis pelo preenchimento e envio de dados do Sistema devem ficar atentos, uma vez que as alterações são necessárias para a adequação da ferramenta aos novos padrões da Contabilidade Pública. As novas medidas já valerão para este primeiro bimestre.
A equipe do Sistema elaborou uma cartilha om orientações destinadas aos responsáveis pelo preenchimento do Siops de todos os Entes da Federação, na execução dos registros e na elaboração das demonstrações contábeis, a partir da adoção das novas práticas contábeis aplicadas ao Setor Público, em cumprimento aos Princípios de Contabilidade. O material disponível no formato digital destaca as principais mudanças que envolvem o uso das contas orçamentárias.
O Siops é o sistema informatizado de acesso público, gerido pelo Ministério da Saúde, para o registro eletrônico, bimestral e centralizado das informações de Saúde referentes aos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Diante do período para implementar as padronizações contábeis internacionais, a CNM demostra preocupação com as possíveis dificuldades que o gestor municipal terá para a adequação.
A Confederação sinaliza ainda que os prazos limites para envio de dados ao Sistema também representam um desafio, pois em muitos Municípios a execução do serviço é feito por empresas terceirizadas.
Veja material do Siops aqui.