A Secretaria Estadual da Saúde de Goiás divulgou uma nota de e de agradecimento aos prefeitos goianos pelo empenho e engajamento na campanha de combate ao mosquito Aedes que está sendo desenvolvida em todo o estado com resultados altamente positivos, mas que deve continuar. A seguir veja, na íntegra, assinada pelo secretário estadual da saúde Leonardo Vilela:
Prefeitos de Goiás
Parabéns pelo trabalho no “Goiás contra Aedes”
Após mais de três meses de um trabalho árduo e corajoso, podemos dizer que estamos vivendo um momento histórico com a força-tarefa Goiás Contra o Aedes. Chegamos aos impressionantes 4 milhões de vistorias feitas nos imóveis goianos, reduzindo em cerca de 83% no número de focos do mosquito transmissor de dengue, do zika vírus e do chikungunya. O reflexo desse trabalho é a queda vertiginosa do número de casos de dengue no Estado nas últimas cinco semanas.
Gostaria de compartilhar esses resultados com os prefeitos, secretários municipais, Agentes de Combate às Endemias (ACE) e Comunitários de Saúde (ACS), e agradecê-los pelo incansável trabalho. Sempre ressaltei que a participação do gestor municipal é fundamental para sensibilizar e mobilizar a sociedade na erradicação do mosquito em nosso Estado. Fico feliz por perceber que isso tem acontecido diariamente e de uma maneira muito positiva. Todos vocês podem continuar contanto com o apoio dos servidores da SES-GO e do Corpo de Bombeiros Militar, órgão parceiro da Saúde para viabilizar as ações.
O trabalho precisa continuar a todo o vapor. Peço aos prefeitos que continuem sendo os comandantes das operações, buscando novas iniciativas, pedindo a atenção de todo o secretariado e alertando a população para o tema. Somente assim será possível atingir nossa ousada (mas realizável) meta, de erradicar o Aedes de todo o território goiano.
Leonardo Vilela
Secretário de Estado da Saúde