O Batalhão Rural da Polícia Militar completou 4 anos em 2023 e apresentou resultados significativos para a segurança rural em Goiás. Roubos em propriedade rural caíram 28%, passando de 110 em 2022, para 79 em 2023. Furtos também apresentaram queda de 14%, saltando de 3.706 registros em 2022, para 3.202 registros em 2023. Outras apreensões também tiveram destaque, conforme dados do Batalhão.
A segurança pública é uma questão fundamental para a sociedade brasileira, independentemente da localização geográfica. No entanto, o meio rural apresenta desafios específicos que precisam ser considerados para garantir a segurança da população. Em atenção a este setor tão importante, o Governo de Goiás desenvolve ações específicas em Segurança Pública.
Em 2023, foram apreendidas 286 armas de fogo e 59kg de drogas. Foram feitas 503 prisões em flagrante e 476 foragidos foram recapturados. Ao todo, 375 cabeças de gado foram recuperadas, 11 maquinários agrícolas e 74 veículos foram recapturados e retornaram aos donos. Presente em todos os 246 municípios goianos, o batalhão conta com 112 viaturas e um efetivo treinado sob o comando do tenente-coronel Fábio Francisco da Costa.
A atuação da Polícia Civil de Goiás também contribuiu para reduzir a criminalidade no meio rural e garantir a segurança da população. A Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais, atualmente chefiada pelo delegado Arthur Robert George Curado Fleury de Vidigal, apresentou aumento em inquéritos policiais remetidos com autoria, no comparativo entre 2022 com 2023, de +8,11%. As operações também tiveram destaque, com um aumento de +21,47% e +11,65 nas prisões. Os mandados de busca e apreensão também tiveram acréscimo de +67,34%.
Nos próximos meses, o batalhão vai contar com comunicação via satélite, sem necessidade de sinal de internet. A novidade foi confirmada pelo governador Ronaldo Caiado durante solenidade em comemoração ao aniversário da unidade, em junho do ano passado, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia.
Outro dispositivo recém-incluído pela atual gestão do Estado para o atendimento de produtores rurais é o aplicativo Apporteira, ferramenta desenvolvida pela Faeg, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag) e Sindicatos Rurais. Somente em 2023, 17.094 propriedades rurais foram cadastradas. A expectativa do governo é de que até 2026 todas as propriedades goianas estejam cadastradas na plataforma. Atualmente, já são mais de 84 mil inseridas.
“Promovemos algo inédito em Goiás que é o georreferenciamento das propriedades rurais. Pelo aplicativo, as pessoas podem ser acessadas rapidamente. Basta acionar e os policiais terão ação rápida e, ao mesmo tempo, eficiente”, explicou Caiado. O governador destacou ainda a instalação de um centro de comando de operações, em Goiânia, que dá suporte célere às forças de segurança, em destaque ao Batalhão Rural
Assessoria de Comunicação da AGM
Fonte: SECOM