Aproximar o serviço de atendimento dos órgãos (municipais, estaduais e federais) à população significa mais agilidade, rapidez, e até maior conforto, evitando assim, em alguns casos, o deslocamento para outras cidades, em longas distâncias. Aos poucos várias prefeituras estão adotando essa prática.
Uma delas vem sendo implementada pela Receita Federal em todo o país com a expansão do PAV – Posto de Atendimento Virtual. Para tanto conta com a parceria das prefeituras municipais. Esse assunto foi discutido em reunião do presidente da AGM, Carlos Alberto, na sede da entidade, com o Delegado Adjunto da Receita Federal em Goiás, Cassimiro de Araújo, que esteve acompanhado de José Alves Pessoa. Através dessa ação a população passa a ter acesso mais fácil e ágil a serviços como expedição de CPF, pesquisas de pendências fiscais, CNPJ, imóvel rural, obras e CAEPF, emissão de documentos de arrecadação como DARF, GPS e DAS; autoatendimento orientado; cópia de declaração; protocolo de documentos, entre outros.
O presidente da AGM, Carlos Alberto, garante que é muito importante esse convênio entre as prefeituras e a Receita Federal. Ele toma por base o seu próprio município, Goianira, onde foram implantados dois pontos.
Ao todo 41 municípios goianos já implantaram os pontos de atendimento com excelentes resultados.
Em Morrinhos a implantação ocorreu no dia 29 de janeiro desse ano. A unidade está instalada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e oferece diversos serviços aos contribuintes do município, que antes necessitavam de comparecer em Caldas Novas.
O prefeito Joaquim Guilherme disse que aguardava a parceria com a Receita Federal para a instalação do Ponto de Atendimento há um bom tempo e demonstrou estar bastante satisfeito com a solicitação atendida. “Esse PAV vai auxiliar os moradores de Morrinhos e municípios vizinhos. Estamos felizes em trazer benefícios para mais perto das pessoas, desburocratizar e tornar mais fácil esse acesso”, disse agradecendo a presença de todos e relembrando quando a sua cidade sediava a regional da Receita Federal.
Em Valparaíso de Goiás, entorno do Distrito Federal, o ponto foi inaugurado em dezembro de 2022 pelo prefeito Pábio Mossoró com o objetivo de facilitar a vida do contribuinte. Segundo o prefeito, só em 4 meses foram realizados mais de 1500 atendimentos e hoje, conta com uma média diária de 30 atendimentos. “Após a desativação do PAV Luziânia, a nossa unidade passou a ser ponto referência para os atendimentos no Entorno Sul do Distrito Federal”, explica o prefeito.
Os gestores interessados devem tratar desse assunto, obtendo mais informações, através do Cel (62) 9 9876 2243 com José Alves – Receita Federal.
Assessoria de Comunicação da AGM