No último final de semana foi realizada no Rio de Janeiro, no estádio Laranjeiras do Fluminense, a final da 1ª Copa Nacional de Futebol Quilombola. E Goiás foi muito bem representado. Apoiado pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e pela Universidade Federal Fluminense (UFF), o campeonato reuniu cerca de 730 atletas de comunidades quilombolas de 16 estados brasileiros.
No futebol masculino o Quilombo Kalunga Vão do Moleque, de Cavalcante (GO) sagrou-se campeão nacional ao vencer o Quilombo Graúna, do Espírito Santo. Entre as mulheres, o Quilombo São Pedro, do Amazonas, superou o Quilombo Serra Feia, da Paraíba. O torneio foi organizado pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com o Ministério do Esporte.
Em uma final emocionante, os atletas do maior território quilombola do país levaram o troféu para casa, reforçando a força e a resistência de um povo que simboliza luta, respeito, coletividade e união.
A competição aconteceu no período de 12 a 15 desse mês, contando com as participações de 29 equipes.
O prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, apoiou os atletas de seu município, acompanhando a equipe até o Rio de Janeiro. A vitória divulga Cavalcante no cenário nacional, município detentor de belezas naturais, e mostra a força do cerrado goiano.
Segundo os organizadores do evento, “essa Copa celebra a importância dos quilombos na construção do Brasil. A vitória do Território Kalunga fortalece a visibilidade do Cerrado, enquanto o título do Quilombo São Pedro destaca a Amazônia quilombola, mostrando que o esporte é uma poderosa ferramenta de resistência, inclusão, diversidade e transformação”.
A diretoria da AGM reconhece esse grande feito, parabenizando a equipe do Vão do Moleque pela brilhante conquista e, também, o prefeito Vilmar Kalunga pelo apoio dado ao esporte.
Assessoria de Comunicação da AGM