Para monitorar a implementação do Novo Mais Educação, observar se as ações estão impactando na aprendizagem dos estudantes e se estão reduzindo as desigualdades existentes, as escolas contempladas com os recursos do programa Novo Mais Educação terão de aplicar avaliações e registrar os resultados no sistema de monitoramento e acompanhamento. O prazo final é dia 14 de julho.
Para tratar do assunto, a Secretaria de Educação Básica (SEB/ MEC) enviou às secretarias de educação participantes do Programa Novo Mais Educação um ofício com todos os detalhes.
Os testes propostos para avaliar os estudantes têm por objetivo oferecer às escolas as condições para realizar um diagnóstico das habilidades básicas e essenciais que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo do ensino fundamental. A intenção é tornar mais produtivo o trabalho do mediador no desenvolvimento de estratégias para superar as dificuldades de aprendizagem detectadas e, com isso, auxiliar o trabalho realizado nas escolas. Nesse sentido, constituem-se como instrumento de apoio aos diretores, professores e mediadores.
O processo avaliativo foi planejado para as atividades pedagógicas realizadas nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa. Como etapa inicial desse processo, as redes têm à disposição um conjunto de avaliações que estão agrupadas em Alfabetização (1º, 2º e 3º anos), Letramento I (4º, 5º, 6º anos) e Letramento II (7º, 8º e 9º anos). Essas avaliações são consideradas pelo MEC e pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como avaliações diagnósticas de entrada e devem balizar não apenas as ações de acompanhamento pedagógico das escolas, como também as ações formativas que estão sendo planejadas, no âmbito da SEB para articuladores e mediadores.
As avaliações abordam habilidades básicas e precisam ser aplicadas, considerando o aluno e seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, conforme orientações constantes do próprio sistema de monitoramento. A ideia é que no processo de acompanhamento pedagógico, a escola observe a construção dessas habilidades e considere as avaliações como ponto de partida para a organização desse trabalho.
De acordo com o MEC, a devolutiva dos resultados será realizada pelo Caed em agosto. Na oportunidade, será apresentada, também, uma análise pedagógica sobre o desempenho dos estudantes nos testes, bem como um roteiro para leitura e interpretação desses resultados, cujo objetivo é auxiliar as escolas na apropriação das informações produzidas a partir da avaliação.
28 jun 2017 em AGM