O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes, cumpriu agenda na tarde desta quinta-feira (19) no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Ele acompanhou a prefeita de Caçu, Ana Cláudia Lemos Oliveira, que solicitou o apoio da AGM na interlocução com o governo estadual na busca do atendimento das demandas do Município. Na ocasião, Baré e Ana Cláudia se reuniram com o secretário de Desenvolvimento, Luiz Maronezi e com o secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha.
Durante reunião na SED, Ana Cláudia manifestou a sua preocupação em gerar mais empregos e estimular o empreendedorismo local, além de reduzir o déficit social no município. Cleudes Baré sugeriu que, além da SED, a prefeita procure outros segmentos que possam auxiliar nesse trabalho, como o Sebrae. ?O Sebrae é um grande parceiro na qualificação e orientação dos micro e pequenos empresários, fundamentais para o desenvolvimento não só da economia do município, mas também para o desenvolvimento social?, explicou.
Luiz Maronezi se comprometeu a disponibilizar uma equipe da Secretaria para a realização de um levantamento no Município, o qual deve identificar as potencialidades locais para direcionar investimentos e políticas públicas para esses setores. Ele destacou ainda a necessidade da realização de cursos para qualificar a mão-de-obra e orientou que a prefeita promova debates, audiências públicas e busque parcerias.
Já na Secima, Ana Cláudia obteve informações, sobretudo, em relação às questões ambientais. Vilmar Rocha ressaltou a importância do ICMS Ecológico para a preservação do meio ambiente e também como fonte de receita, já que os municípios que cumprem os requisitos da LC 90/2011 têm direito a 5% a mais dos recursos do ICMS. Atualmente, Caçu não está dentro dos critérios da Lei.
O secretário orientou a prefeita para que o Município elabore um projeto para a criação de unidades de conservação para ter acesso aos recursos já em 2018 e colocou os colaboradores da Secima à disposição da prefeita para tirar dúvidas e auxiliar na implantação dessas áreas de preservação.
?A AGM está sempre à disposição dos prefeitos para mediar o relacionamento com entidades e órgãos públicos. Estamos disponíveis para buscar orientações e o atendimento das demandas municipais, além de estarmos sempre na defesa dos interesses do municipalismo. Qualquer prefeito ou prefeita pode buscar a Associação que será prontamente atendido?, afirmou Cleudes Baré.