Com as presenças do ministro das Cidades Alexandre Baldy e presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), nessa sexta-feira (6), às 10 horas, no auditório da Caixa Econômica Federal, será apresentado o INSS DIGITAL. A nova ferramenta está sendo implantada em todos os municípios brasileiros, onde não existem agências ou postos de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social, visando desburocratizar o atendimento ao cidadão. Segundo o Superintendente da Região 05 do Ministério do Desenvolvimento Social, André Fidelis, para tanto é necessário que o município demonstre interesse na implantação do benefício o qual depende, apenas, da prefeitura disponibilizar uma sala, um computador e um servidor.
Para tanto estão sendo convidados para o evento todos os prefeitos goianos e demais gestores municipais.
O presidente da AGM, Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho), convida todos os prefeitos a participarem, por considerar o benefício muito importa à população.
INSS Digital
O chamado INSS Digital é um projeto que consiste na construção de um novo fluxo de atendimento – combinando aspectos presenciais e remotos – e promete revolucionar a atual forma de atender.
Ele consiste na construção de um novo fluxo de atendimento para aumentar a capacidade da autarquia de reconhecer direitos. Os pilares do projeto são o processo eletrônico – agendamento e concessão de benefício pela Internet para o segurado (deverá ser testado futuramente) ou por meio de entidade representativa que tenha celebrado Acordo de Cooperação Técnica com o INSS – e a distribuição das demandas entre as unidades.
Também no conjunto de ações pensadas dentro do INSS Digital está a mudança na forma de contato entre o Instituto e o cidadão. O Meu INSS (meu.inss.gov.br) é uma central de serviços do cidadão acessível por meio de senha validada diretamente pela Internet. Por meio do Meu INSS é possível a emissão de extratos e consultas.
Por meio do Meu INSS já é possível o envio online dos documentos necessários para o reconhecimento do seu direito. Ao fazer o agendamento, o cidadão é avisado sobre a possibilidade do envio de documentos diretamente pela Internet.
Esta forma de interação com o usuário ainda está sendo avaliada e é uma forma de familiarizar o segurado com o cerne principal do INSS Digital: conceder o direito do cidadão sem que ele tenha que ir a uma agência.
Assessoria de Comunicação da AGM
Fonte: INSS