Objetivo é combater a violência doméstica e familiar contra as mulheres
Ação é articulada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério das Mulheres, Secretaria Nacional de Segurança Pública. Em Goiás, contará com o empenho efetivo da Polícia Civil (PC), Polícia Militar (PM), Guarda Civil Metropolitana e Corpo de Bombeiros Militar. O reforço de efetivo policial será direcionado para ações preventivas, educativas, ostensivas e repressivas no enfrentamento da violência doméstica.
Em caso de suspeita ou violação dos direitos da mulher, a orientação é procurar uma delegacia de polícia especializada, ou ligar para o 190, ou para a Central de Atendimento à Mulher do Ministério das Mulheres, pelo número 180. O 180 também está disponível no WhatsApp: (61) 9610-0180. Em Goiás, está disponível para todas as mulheres, nas lojas de aplicativos IOs e Android, aplicativo Mulher Segura, que permite à cidadã goiana acesso direto aos serviços do estado de Goiás para comunicar casos de violência. À disposição estão também o 190 da PMGO e o telefone de contato direto com o Batalhão Maria da Penha (62) 9 9930-9778, para situações de descumprimento de medida protetiva.
A operação recebeu o nome “Shamar” devido à origem hebraica da palavra, que significa ato de guardar, vigiar ou proteger. A operação termina no dia 15 de setembro.