Através de uma videoconferência foi lançada a 2ª edição do programa Virada Ambiental que nesse ano promete a adesão dos 246 municípios goianos. Uma ideia que surgiu dentro da UFG e foi oficializada através da aprovação pela Assembleia Legislativa de uma lei proposta pelo deputado Lucas Callil. O projeto conta com mais de uma dezena de participantes, dentre entidades e órgãos governamentais, no trabalho de coordenação e de mobilização. Para tanto é fundamental as participações dos municípios para a mobilização da comunidade e a execução das ações. A principal delas é o plantio de mudas. Esse ano o projeto será executado durante todo o mês de novembro.
No ano passado, em sua primeira edição, o programa já foi considerado um sucesso quando 147 municípios participaram promovendo o plantio de 140 mil mudas. Para esse ano a meta é atingir pelo menos 250 mil mudas com as participações dos 246 municípios.
O professor Emiliano Godoi, professor da UFG e coordenador do programa, destaca que o objetivo da iniciativa é o de promover o plantio de plantas nativas, recuperando a biodiversidade. Segundo ele, “a ação está contida dentro dos 17 objetivos definidos pela ONU. Um deles é o que trata da água. O outro é a questão climática com a retirada do carbono do efeito estufa através da ação das plantas e a recuperação do oxigênio”. Ele lembra que o propósito básico é o de resgatar os serviços ambientais que a vegetação presta a natureza como a melhoria do clima, da água, a redução das erosões e controle do assoreamento.
Todos os participantes são unânimes de que o sucesso do programa só se obtém através do trabalho em parcerias.
O reitor da UFG, professor Edward Madureira, destacou a expansão do programa para outros estados que começam a assimilar a experiência. Também informou sobre a iniciativa da Universidade Federal de Goiás na promoção de cursos de capacitação de técnicos municipais para a execução do programa. “Não basta apenas fazer o plantio das mudas, mas é importante que ela seja bem cuidada”.
Os presidentes da AGM, Paulo Sérgio de Rezende (Paulinho), e da FGM, José Cunha, convocaram os municípios a participarem. “A participação das prefeituras é importante e decisiva par ao sucesso do programa”, salientou Paulinho.
Também participaram do evento representantes de mais de 150 municípios, através de prefeitos e secretários municipais de meio ambiente, da Alego, Saneago, Emater, CREA, Receita Federal, ANAMMA, CNM e Uvego.
Qualquer dúvida sobre o Virada Ambiental pode ser esclarecida pelo assessor da AGM, Túlio, através do telefone 3285 5288, ou Meire na FGM pelo fone 3999 7450.
Assessoria de Comunicação da AGM