Cruzeiro foi o primeiro nome da hoje Sanclerlândia, cidade assim denominada em homenagem ao seu fundador Saint Clair Rodrigues de Mendonça. O povoado do Cruzeiro recebeu esse nome em referência à cruz que existia na estrada boiadeira que passava pela região. Os pioneiros foram Oscar Rodrigues da Silva, Nicomedes Alves de Paula, a família Gomes, os Nunes, os Bentos, os Sabinos e os Mesquitas.
O município foi fundado em três de julho de 1910 e emancipado em 2 de dezembro de 1963, sendo que a emancipação é comemorada em 5 de janeiro. Saint Clair morreu em 1958 num acidente de caminhão, ele estava cotado para ser o primeiro prefeito do município, que então o homenageou colocando seu nome que foi vertido para Sancler.
Como na origem léxica do nome ao ser vertido, San significa sol, Clair significa claro e Land, terra, originou aí Sanclerlândia ou Terra da Santa Luz, ou ainda, Terra do Sol Claro, Terra do Sol Brilhante, Terra da Santa Claridade, enfim, dando àquela região o verdadeiro adjetivo de luminosidade que ela tem.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município com a denominação de Sanclerlândia, pela lei estadual nº 4897, de 13-11-1963, desmembrado de Mossâmedes. Sede no atual distrito de Sanclerlândia ex-povoado. Constituído de 2 distritos: Sanclerlândia e Aparecida. Instalado em 01-01-1964.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Sanclerlândia e Aparecida.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.