Goiás sediou o 67º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social durante os dias 7 e 8 de junho. O evento aconteceu no Centro de Convenções de Goiânia e contou com a presença de gestores públicos e privados de habitação e estudantes da área. O presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré, governador Marconi Perillo e ministro das cidades, Bruno Araújo participaram da cerimônia de encerramento.
O presidente Cleudes Baré destacou a importância de Goiás acolher o Fórum de Habitação. ?A realização do Fórum mostra que as políticas articuladas no setor da habitação, que é uma área que tem grande demanda nos municípios goianos, estão dando certo e sinaliza também a boa convivência que o ministro terá com o Governo de Goiás e a Agehab?.
Baré mostrou preocupação com relação ao anúncio feito pelo ministro Bruno Araújo de que os orçamentos disponíveis no Ministério das Cidades não são suficientes para executar os programas habitacionais existentes, e que seriam necessários mais de 70 anos para que a pasta regularizasse essa questão. ?Esses dados assustam. Ao longo dos anos o governo anterior foi acumulando demandas e agora vamos precisar de 71 anos, com o orçamento que o ministério tem disponível hoje, para conseguirmos atender novas demandas?, disse o prefeito de Bom Jardim de Goiás, que descreveu a postura do ministro como ?coerente? ao garantir que nossos projetos não serão iniciados enquanto os atuais não forem concluídos.
O ministro Bruno Araújo defendeu a expansão do programa Cheque Mais Moradia, criado em Goiás pelo governador Marconi Perillo, para os moldes do Governo Federal. ?Goiás foi quem ajudou a consolidar no plano nacional, pelo exemplo de seus programas, o Bolsa Família e o Prouni. Nós temos no Cheque Mais Moradia Reforma do governo de Goiás uma alternativa que guardamos com muito carinho. Eu pedi a colaboração do governador para que ele indique alguém que tenha ajudado a configurar esse programa para que integre uma equipe interministerial que apresente ao presidente Temer um modelo de programa que nos permita atacar o déficit de qualidade habitacional?, reconheceu.
Durante a solenidade a Agehab recebeu o Selo de Mérito 2016 por dois projetos que priorizam a execução de políticas públicas de habitação de interesse social. O Cheque Mais Moradia, que foi premiado na categoria Ações Estruturantes foi um deles. Esta é a segunda vez que Goiás recebe a premiação da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). A primeira foi em 2013 com o programa Casa Legal ? Sua Escritura na Mão, destacado como o melhor programa de regularização fundiária do país.
Fonte: Klau Bueno – Assessoria de Comunicação da AGM