Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Ministério da Saúde lança campanha nacional de combate à dengue 21 out 2022 em Cidades

Ministério da Saúde lança campanha nacional de combate à dengue

“Todo dia é dia de combater o mosquito” – esse é tema da Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e Chikungunya, lançada pelo Ministério da Saúde.


A campanha busca mobilizar os cidadãos a participarem efetivamente do combate, pois a prevenção é a melhor forma de combater a doença e todo local de água parada deve ser eliminado, já que é lá que o mosquito transmissor coloca os seus ovos.


A AGM conclama as prefeituras para que se engajem nessa luta, pois o sucesso da campanha depende do desempenho dos municípios através de suas Secretarias Municipais de Saúde. Lembra ainda que, com o início do período chuvoso, aumenta a incidência dessas doenças.


A campanha será veiculada na televisão, no rádio e na internet e trará tanto informações sobre os principais focos de proliferação do mosquito quanto orientações sobre prevenção.


Ações simples podem ajudar no combate ao mosquito, principalmente, no quintal de casa. Entre as medidas que podem ser adotadas estão:

  • evitar água parada em pequenos objetos, pneus, garrafas e vasos de planta;
  • manter a caixa d’água sempre fechada;
  • fazer limpezas periódicas; vedar poços e cisternas;
  • descartar o lixo de forma adequada.

O número de casos de dengue no Brasil subiu quase 185% este ano, na comparação entre janeiro a outubro de 2022 e o mesmo período do ano passado. Em 2021, foram registrados 478,5 mil casos, número que subiu para 1,3 milhão neste ano. Levantamento do Ministério da Saúde aponta ainda 909 óbitos confirmados pela doença.


Em 2022, os casos de chikungunya também tiveram um aumento expressivo, 89,9%, em relação ao ano passado. Até outubro deste ano, 168,9 mil casos já haviam sido notificados no País. Já a zika indicou um aumento de 92,6% em 2022, mas nenhum óbito foi registrado pela virose.

Assessoria de Comunicação da AGM
Fonte: Ministério da Saúde