As escolas públicas de todo o país receberão aporte para apoiar o desenvolvimento de projetos de incorporação de tecnologias digitais na educação básica. A chamada pública “Educação Conectada – Implementação e Uso de Tecnologias Digitais na Educação”, que terá investimento de até R$ 20 milhões, foi lançada pelo Ministério da Educação, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O edital faz parte do Programa de Inovação Educação Conectada, iniciativa do governo federal que pretende ofertar internet de alta velocidade e assegurar inserção da tecnologia como ferramenta pedagógica de uso cotidiano nas escolas públicas de educação básica e na gestão das redes de ensino até 2024.
A chamada é direcionada aos estados e ao Distrito Federal que aderiram ao Programa de Inovação Educação Conectada. Para participar da Chamada Pública é necessário entrar em contato com a Secretaria de Educação do estado que deverá selecionar até dois municípios como parceiros para a implantação do projeto.
Os estados da federação deverão manifestar interesse em participar do processo seletivo até o dia 15 de maio de 2018, indicando os municípios parceiros.
Com o objetivo de ordenar os municípios elegíveis e os projetos que poderão apresentar propostas em conjunto com os estados para receber o apoio não reembolsável do BNDES, serão realizados sorteios, com base na extração da Loteria Federal, conforme detalhado no edital da chamada pública. O primeiro sorteio ocorreu no dia 28 de abril.
Após a manifestação de interesse, as equipes dos estados e dos municípios parceiros contarão com o apoio técnico do Centro para Inovação da Educação Brasileira (Cieb) e do BNDES para avançar na elaboração dos Planos Locais de Inovação e na concepção dos projetos que poderão receber o apoio financeiro da Chamada Pública. Estão programadas oficinas, e as equipes do BNDES e Cieb estarão à disposição durante todo o período de elaboração de propostas.
Para conhecer as demais etapas da Chamada Pública e outros detalhes, acesse: www.bndes.gov.br/educacaoconectada.
Assessoria de Comunicação da AGM
Fonte: MEC