O Governo do Estado de Goiás promoveu na última quarta-feira (8) o repasse da décima e última parcela referente ao transporte escolar realizado pelos municípios no ano passado. Com isso foi feita a quitação de todas as parcelas, num total de dez, uma reivindicação apresentada pela Associação Goiana de Municípios.
Foram creditados nas contas das prefeituras R$ 7.587.654,00 milhões correspondentes ao transporte de 52.185 alunos da rede estadual residentes na zona rural ou em distritos e pequenos vilarejos.
Hoje, o transporte desses estudantes é feito pelas prefeituras através de veículos próprios ou terceirizados. Nesse caso os municípios se encarregam em pagar pelo serviço executado pelos prestadores particulares e ficam aguardando o repasse que é feito pelo estado. Quando ocorre um grande atraso no repasse o fato traz problemas já que as prefeituras, hoje enfrentando sérios problemas financeiros, têm de alocar recursos de outras áreas, ou então, também atrasam o pagamento aos terceirizados.
Para esse ano há a previsão de os repasses serão feitos de forma atualizada, dentro do cronograma estabelecido. A primeira parcela, referente ao transporte no mês de fevereiro, deverá ser liberada em março.
Assessoria de Comunicação da AGM
13 fev 2017 em AGM