Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Goiás obtém avanços nos indicadores socioeconômicos 18 abr 2017 em AGM

Goiás obtém avanços nos indicadores socioeconômicos

O Conselho Executivo do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador promoveu reunião na manhã dessa segunda-feira (17) quando foram avaliados os indicadores no período de 2014/2015. A reunião foi presidida pelo governador Marconi Perillo e contou com as participações de secretários, presidentes de órgãos, prefeitos, e do presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Paulo Sérgio de Rezende.
 
Os dados foram analisados pelas consultorias Marcroplan e CLT, tendo como base dados da Pesquisa Nacional por Amostras Domiciliares, do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (Datasus), e do Produto Interno Bruto (PIB).
 
No ano passado o Estado de Goiás ocupou a 9ª colocação em relação aos outros estados e para esse ano espera-se uma evolução positiva, podendo alcançar melhores posições. Embora a computação dos dados ainda não tenha sido concluída já há uma sinalização nesse sentido.
 
De acordo com o levantamento feito por solicitação do governo estadual constatou-se que de 17 indicadores socioeconômicos Goiás apresentou evolução em 14 deles. Houve um crescimento dos índices sociais, mas uma retração na oferta de emprego.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, Joaquim Mesquita, afirmou que ?o que se espera com a evolução dos indicadores é uma melhoria na qualidade de vida da população. Esses resultados comprovam que Goiás está no caminho certo?.
 
Também destacou o trabalho que vem sendo feito pelo Governo estadual com 24 municípios, considerados prioritários, os quais representam 74% dos indicadores do estado. Trabalho esse que vai desde a capacitação de prefeitos e servidores até a locação de recursos.
 
O presidente da AGM, Paulinho, elogiou a parceria que vem sendo feita entre o estado e os municípios. ?No momento de dificuldades como o que enfrentamos agora, com o agravamento da crise financeira e o acúmulo de responsabilidades, é importante que os municípios busquem parcerias. E é importante destacar que o governador Marconi Perillo sempre esteve com as portas abertas aos prefeitos?, salientou.
 
Goiás avança no ranking de escolaridade média
 
Goiás avançou três posições no ranking de escolaridade média, saindo do 13º lugar para o 10º, à frente dos vizinhos Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, subindo de 7,6 para 8,1 anos de estudos. A taxa de analfabetismo caiu de 7,7% para 6,1%. No ensino superior, Goiás assinalou a inclusão de mais jovens, saindo da 13ª para a 7ª posição na proporção de jovens com curso universitário ? atualmente, 18,6% dos jovens goianos têm nível superior ? e ainda, reduziu a quantidade de jovens que não estudam e nem trabalham e melhorou a escolaridade média da população adulta.