O Conselho Político da Confederação Nacional de Municípios (CNM) se reuniu na Federação Catarinense de Municípios (FECAM) para debater as ações e estratégias do movimento municipalista brasileiro. O encontro aconteceu nessa segunda-feira (4/7) em Santa Catarina. Uma das principais deliberações da reunião, que foi comandada pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, foi com relação a uma audiência entre os presidentes de entidades e a diretoria da CNM com o ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.
Também ficou pré-agendada uma concentração municipalista para o final de agosto em Brasília e uma grande mobilização para o dia 5 de outubro. Outra ação definida durante o encontro é a realização de um varal de cartas das Prefeituras mostrando o drama individual de cada uma delas, por conta da crise financeira do não reajuste dos programas federais, executados pelos municípios.
O tradicional Seminário de Novos Gestores foi outro tema debatido. A CNM começou a preparar o encontro que tem como objetivo capacitar os prefeitos que serão eleitos em todo o Brasil nas eleições de outubro próximo.
Para o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Baré Bernardes, essas reuniões são positivas. ?O movimento municipalista precisa estar unido para elaborar propostas e reivindicações junto ao Governo Federal e ao Congresso Nacional. Somente assim vamos conseguir sair dessa crise que não fomos nós que criamos?, disse.
Klau Bueno – Assessoria de Comunicação da AGM, com informações da CNM