Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
Decisão do TST garante funcionamento do Banco Postal 26 mar 2018 em AGM

Decisão do TST garante funcionamento do Banco Postal

No ano passado vários postos de atendimento do Banco Postal foram fechados no Estado de Goiás o que levou a Associação Goiana de Municípios (AGM), apoiada por dezenas de prefeitos, a promover articulações junto a superintendência regional da ECT em Goiás e a diretoria nacional em Brasília. A entidade também buscou apoios políticos junto ao governador Marconi Perillo, ao senador Wilder Morais, ao deputado federal Alexandre Baldy e a outras lideranças para reverter a situação e reabrir esses postos. Os prefeitos alegaram que os prejuízos eram enormes uma vez que em vários municípios o Banco Postal era o único atendimento bancário disponível.

A decisão do fechamento, que também ocorreu em outros estados, tinha como causa principal a exigência da utilização de segurança armada nas agências e postos que dispunham do Banco Postal. Alegando problemas financeiros devido a cortes orçamentários a direção nacional, então, decidiu pelo fechamento, que durou poucas semanas.

Essa exigência foi provocada através de ação junto à justiça trabalhista impetrada pelo Sindicato dos Trabalhadores nos Correios em Goiás – SINTECT/GO – sob alegação de se propiciar maior segurança aos trabalhadores  e cujas decisões da justiça foram favoráveis aos servidores em 1ª e 2ª instâncias. O processo chegou ao Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília, onde tramita sem previsão de análise final. Entretanto, o TST julgou e derrubou uma liminar em favor do sindicato e que antecipava a adoção das medidas. A decisão foi do ministro Emmanoel Pereira, vice-presidente do TST. Além da disponibilidade de seguranças armados, os trabalhadores reivindicam outras medidas como a instalação de portas giratórias, cofre com retardo e boca-de-lobo, sistema de alarmes e vídeo monitoramento.

A AGM comemora a decisão do TST e hoje praticamente todos os postos dos correios em Goiás mantem o Banco Postal em pleno funcionamento. Raras são as exceções e devido a outros motivos.

Assessoria de Comunicação da AGM