O Governo de Goiás já adotou as providências necessárias para iniciar, nessa segunda-feira (27), a vacinação dos grupos prioritários contra a Covid-19 com a vacina bivalente da Pfizer. Os 246 municípios do Estado já estão abastecidos com o imunizante para a realização da primeira fase da campanha. O secretário de Estado da Saúde, Sérgio Vencio, destacou, em entrevista coletiva, a importância da população se vacinar para se proteger contra as formas graves da doença e evitar o risco de morte por Covid-19.
A vacina bivalente protege, também, contra a variante Ômicron, prevalente em todo o mundo, e suas subvariantes (BA.1 ou BA.4 – 5). Inicialmente, o Estado recebeu do Ministério da Saúde (MS) 226,8 mil doses do imunizante. Dessas, 97 mil doses já foram distribuídas para os municípios. As demais começaram a ser enviadas nesta semana.
Na primeira fase da campanha, serão imunizadas pessoas com mais de 70 anos, pessoas a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais, imunossuprimidos a partir de 12 anos, indígenas, quilombolas e população ribeirinha, também a partir de 12 anos.
Não vacinados
Para ter acesso à vacina bivalente, a pessoa tem de ter tomado pelo menos duas doses do esquema primário, com a vacina monovalente, aplicada em todo o País desde 2021. Além disso, a última dose deve ter o intervalo de no mínimo quatro meses.
Cronograma da vacinação
1 – A partir de 27 de fevereiro – pessoas de 70 anos e mais; pessoas vivendo em Instituição de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; população indígena, quilombolas e ribeirinhos a partir de 12 anos.
2 – A partir de 6 de março – pessoas de 60 a 69 anos de idade
3 – A partir de 20 de março – gestantes e puérperas
4 – A partir de 17 de abril – trabalhadores da saúde
5 – A partir de 17 de abril – pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade; população privada da liberdade a partir de 18 anos de idade; adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos de idade; funcionários do sistema de privação de liberdade.
Assessoria de Comunicação da AGM
Fonte: SES GO