AGM - Associação Goiana de Municípios
Mapa do site
Telefones Úteis
Acessibilidade
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Mapa do site Teclas de atalho
Alto contraste
Tamanho da Fonte:
A+
A
A-
Nenhum resultado.
AGM participa do1º Encontro de Gestores e Trabalhadores da Assistência Social 14 mar 2025

AGM participa do1º Encontro de Gestores e Trabalhadores da Assistência Social

Durante dois dias (13 e 14/03) foi realizado nas dependências da Assembleia Legislativa de Goiás o 1º Encontro de Gestores e Trabalhadores da Assistência Social de Goiás com as participações de primeiras damas, secretários municipais e demais servidores representando os 246 municípios goianos e com o apoio da AGM.

A abertura do evento contou com a participação da primeira dama estadual e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Ciado. A AGM foi representada pelo vice-presidente da entidade prefeito Marden Junior (Trindade). O governador Ronaldo Caiado participou no segundo dia. Mais uma vez a AGM marcou presença com o seu presidente prefeito José Délio (Hidrolândia).

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, anunciou na ocasião que, na próxima semana, o governador Ronaldo Caiado fará o pagamento do Cofinanciamento Estadual da Assistência Social, recurso estadual repassado às prefeituras para ser usado na área social de cada município.

O objetivo do encontro é o fortalecer a gestão da assistência social no estado, aprimorar a execução de serviços e benefícios, além de promover a troca de experiências entre os gestores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

Anfitrião do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, declarou que Goiás é referência em segurança pública e em projetos sociais com resultados positivos. “Caiado e Gracinha fazem um trabalho de excelência e merecem reconhecimento”, disse ele. O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, também destacou que Goiás é o estado que mais avança no combate às desigualdades sociais e na redução da pobreza. “Isso é fruto de um planejamento meticuloso e do esforço conjunto do governo junto dos profissionais da assistência social que atuam diretamente nos municípios”, acrescentou.

Programação

A programação do 1º Encontro de Gestores e Trabalhadores da Assistência Social de Goiás englobou painéis temáticos com especialistas que abordaram temas essenciais como a política de assistência social, o Cadastro Único (CadÚnico), o papel dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a violação de direitos nos municípios. Cerca de 900 gestores participam do encontro.

Cobrança

A coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, cobrou do governo federal e do Congresso Nacional celeridade na elaboração de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para a área. “Passou de o momento do Congresso aprovar 1% da Receita Federal para o Suas. Temos de pressionar nossos deputados e senadores. Sem recursos, não temos trabalhadores motivados, qualificados, além de estrutura e equipamentos de qualidade. O Governo de Goiás faz sua parte, chegou a hora de cobrar mais empenho do governo federal”.

Assessoria de Comunicação da AGM