Nesse 1º de janeiro de 2017 tomaram posse em todo o país os mais de 63,4 mil candidatos que venceram as eleições em outubro de 2016 e já ocupam as prefeituras e Câmaras Municipais de quase todos os 5.568 municípios, dos quais 246 em Goiás. Em apenas alguns deles, devido a pendências judiciais, não ocorreram as posses dos eleitos para o cargo de prefeito e, sim, assumiram presidentes de Câmaras até que a justiça dê uma posição definitiva sobre os casos.
Os novos prefeitos e os reeleitos assumem seus cargos num momento de dificuldades nunca antes enfrentado pelas administrações municipais. A recessão econômica que assola o país atingiu em cheio os municípios. Mas segundo o presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Cleudes Bernardes Baré, o momento não é para lamentações e pessimismo. ?O ano de 2017 deverá ser marcado por muito trabalho, dedicação, às vezes até por sacrifícios, e acima de tudo, por muita criatividade. Em cada município há uma realidade diferente e, com certeza, os novos gestores saberão enfrentar e superar as adversidades. Vamos caminhar todos juntos, numa mesma direção que é o reaquecimento da economia, gerando mais empregos e bem-estar para a população?.
Segundo Baré não há uma receita específica para uma boa administração ?até porque todos os prefeitos têm competência e boas intenções para exercer suas gestões?. Entretanto, destaca que é importante a união de todos na luta pelos interesses comuns e lembra que nos últimos anos os municípios conseguiram importantes vitórias que contribuem para o seu fortalecimento, graças a essa união de forças. Mas admite que ainda há um longo caminho a ser percorrido.
A Associação Goiana de Municípios sempre teve participação ativa em todas as lutas na defesa dos interesses municipalistas, tanto em nível federal quanto estadual. E nesse momento de transição a AGM deseja a todos os prefeitos recém empossados sucesso em suas administrações, ao mesmo tempo em que a entidade se coloca à disposição e ao lado dos novos gestores para todo o tipo de apoio que for necessário.
?Parabéns aos novos prefeitos goianos. Estaremos sempre juntos e unidos. Conte sempre com a AGM, para o que der e vier?, concluiu Cleudes Baré.
2 jan 2017 em AGM