A Associação Goiana de Municípios (AGM) e a Federação Goiana de Municípios (FGM) realizam no dia 11 de abril, às 10 horas, na Sala Sólon Amaral da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, uma reunião entre prefeitos e prefeitas com a Bancada Federal goiana. Deputados estaduais também estão convidados para o evento.
O encontro é preparatório para a XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece de 9 a 12 de maio. Na ocasião, serão discutidos temas relevantes para o movimento municipalista e que tramitam no Congresso Nacional, a fim de que parlamentares e prefeitos trabalhem articulados para que tais matérias sejam aprovadas de maneira favorável aos Municípios.
Na reunião será possível ainda debater os efeitos das crises econômica e política que afetam o país, sobretudo para os goianos e para as gestões municipais. O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Helio de Sousa, e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) já confirmaram presença. O presidente da AGM, Cleudes Baré Bernardes, destaca a importância do evento.
?A AGM e a FGM, ambas parceiras e filiadas à Confederação Nacional de Municípios (CNM), vão mobilizar os deputados e senadores sobre temas prioritários da pauta municipalista, como o veto da presidente Dilma Rousseff à repatriação de recursos no exterior. Vamos tratar ainda de um assunto recorrente, que é a crise financeira e as dificuldades que os prefeitos estão enfrentando para fechar as contas nesse final de mandato. Se a crise perdurar até o fim do ano na forma em que está, quase todos os prefeitos não conseguirão cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal e isso é muito preocupante. Queremos criar mecanismos para que os prefeitos não sejam penalizados por algo que não deram causa?, ressalta Cleudes Baré.
O presidente da AGM frisa que é fundamental que todos os prefeitos participem. ?O momento é de nos reunirmos e de chamarmos a atenção da imprensa, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Municípios. Vamos fazer um grande movimento para sensibilizar a todos, mostrar a realidade dos fatos?, afirma.
Segundo Divino Alexandre da Silva, presidente da FGM, a reunião é importante porque antecipa os debates da XIX Marcha. ?Muitas decisões da pauta municipalista dependem do Congresso Nacional. Essa reunião acontecerá em todos os estados. Ter esse entendimento com as bancadas significa avançar no processo do fortalecimento do movimento municipalista. Esse é o momento de colocarmos nossos parlamentares a favor dessa pauta?, opina.
Divino Alexandre também acredita que o trabalho em conjunto das entidades municipalistas só geram benefícios em prol dos Municípios goianos. ?Em um momento de crise, todo movimento deve ser reconhecido como ferramenta importante para avanços. A AGM e a FGM representam muito bem os Municípios goianos e estão juntas nessa luta porque nosso objetivo é comum. Queremos fortalecer o municipalismo. O momento não é de divergência, nós precisamos unir forças e estar juntas?, salientou.