A Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) promovem, nesta quinta (13) e sexta-feira (14), o I Encontro Formativo de Gestores Ambientais, no âmbito do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC).
O evento será realizado no auditório Jaime Câmara, nono andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira e é direcionado aos prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente, superintendentes, gerentes e outros gestores públicos municipais que atuam nesta área em todo o Estado. A abertura está marcada para as 8 horas desta quinta-feira (13) e contará com a presença do secretário titular da Secima, Hwaskar Fagundes.
O encontro visa qualificar a gestão ambiental pública e contribuir com a implementação integrada e descentralizada das políticas públicas ambientais.
Com os quatro módulos que compõem o curso de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais, a Secima, a partir das ferramentas do MMA, pretende desenvolver uma abordagem sistêmica e um conjunto de instrumentos de intervenção na realidade local, tendo como foco a estruturação e o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente.
Segundo a coordenadora do I Encontro Formativo de Gestores Ambientais, Débora Torres, a formação incluirá a realização de sucessivas aproximações e diagnósticos da realidade local.
Serão abordados temas como a descentralização e a qualificação a gestão ambiental a partir dos desafios da gestão ambiental no contexto das mudanças sociais e ambientais que ocorrem no mundo globalizado; avaliação de impacto ambiental e licenciamento; monitoramento da qualidade ambiental e fiscalização; educação ambiental e gestão da informação; consórcios intermunicipais como facilitadores do exercício das competências; e temas emergentes para a gestão.
Além das 16 horas presenciais nos dias 13 e 14 de setembro, no Palácio Pedro Ludovico, os gestores participantes deverão continuar a formação na modalidade online. O processo formativo continuará a distância, com tutoria equivalente a 80 horas, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério do Meio Ambiente (MMA), na plataforma Moodle (ava.mma.gov.br).
A escolha pela modalidade semipresencial (16 horas presenciais e 80 horas à distância) se deve à escala de matrículas que se pretende alcançar e também à dispersão geográfica dos municípios. O desenvolvimento do curso na plataforma Moodle permitirá a troca de experiências entre os envolvidos com a supervisão técnica de gestores ambientais que possuem expertise na temática e que atuarão como tutores do processo formativo.
Assessoria de Comunicação da AGM
Fonte: Secima