Desburocratizar os processos de abertura, alterações e baixas de empresas em Goiás, esse é o objetivo do Termo de Cooperação Técnica assinado na tarde de ontem (20/7) entre a Associação Goiana de Municípios (AGM) e a Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg). O aplicativo vai auxiliar na implantação da RedeSim com os municípios e será cedido pela AGM ao Estado através da JUCEG e aos municípios goianos sem nenhum custo.
Quando estiver desenvolvido e implantado, o mecanismo permitirá maior agilidade nos registros de empresas. A expectativa é que o tempo médio para a abertura de um novo negócio, que hoje é de 24 a 48 horas, seja reduzido para 2 ou 3 horas. ?Não tenho dúvida que essa parceria vai colocar o nosso Estado em melhor colocação no ranking de eficiência para abertura de empresas?, garante o presidente da AGM, Cleudes Baré Bernardes, ao afirmar que Goiás ocupa hoje a 20ª colocação.
Há meses a AGM tem conversado com a JUCEG e se dedicado a esse projeto, como explica o presidente da entidade. ?Queremos facilitar e dinamizar a gestão pública municipal, estimulando o empreendedorismo, a geração de empregos e, consequentemente, de renda. E para isso precisamos de modernização, de inovação, de agilidade na tramitação desses processos de materialização jurídica de empresas?, completa Baré.
O presidente da Juceg, Rafael Lousa, disse estar ?feliz? com a oferta do aplicativo na versão digital. ?Com ele o empresário poderá criar, de onde estiver, desde que tenha acesso a internet, sua empresa, alterar dados ou ainda dar baixa?, explica. Para Lousa a parceria com a AGM para a implantação desse projeto foi fundamental e complementa a parceria já em andamento com o Sebrae e demais parceiros da RedeSim.
?Tudo o que já foi feito na RedeSim será aproveitado, mas a partir dessa parceria estamos garantindo um grande salto de qualidade na integração, principalmente entre os municípios, aqui representados pela AGM, dando maior comodidade e agilidade nas entregas aos cidadãos?, reconhece.
Mudança
Para se fazer o registro empresarial hoje, o empreendedor precisa ir a um dos pontos de atendimento da Junta Comercial do Estado de Goiás e a todos os outros órgãos necessários para a criação do CNPJ. Após o preenchimento do protocolo dessa documentação a Juceg analisa o pedido. Com a nova tecnologia, todos os órgãos estarão integrados em um único espaço, possibilitando que o novo empresário possa fazer a abertura de seu negócio de onde estiver. ?Não vamos acabar com o atendimento físico, pelo contrário,estamos aumentando as possibilidades de atendimento como fizemos quando implantamos o Vapt Vupt Empresarial que é presencial.?, conclui Lousa.
Klau Bueno – Assessoria de Comunicação da AGM