Hoje mais de 4 milhões de goianos foram às urnas escolher os prefeitos que vão administrar seus municípios a partir do dia 1º de janeiro de 2017. Das 246 cidades do Estado, em apenas duas delas haverá segundo turno para a escolha do nome ? Goiânia e Anápolis. Na capital disputarão o cargo o ex-prefeito Iris Rezende (PMDB) e o empresário Vanderlan Cardoso (PSB). Na vizinha Anápolis a concorrência será entre João Gomes (PT) e Roberto do Orion (PTB). Nos municípios de Senador Canedo e Luziânia o novo prefeito também não foi definido por questões judiciais.
Com exceção dos municípios de Bonópolis e Cristalina, que não concluíram a apuração até o fechamento da reportagem, foram eleitos em Goiás 207 prefeitos e 35 prefeitas. O PSDB continua sendo o partido que fez a maior quantidade de prefeitos, com 73 eleitos. O PMDB foi o segundo partido que mais elegeu, com 42. Dos 122 prefeitos que disputavam a reeleição, apenas 62 foram vitoriosos.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) apenas 119 urnas apresentaram problemas e 60 foram substituídas, 12 delas em Goiânia.
Em 2016 a chamada Lei Seca não foi adotada em Goiás. Em outros estados, como Amazonas e Minas Gerais, por exemplo, a Lei Seca foi mantida. Apesar de a bebida alcoólica ter sido liberada, o TRE avaliou como tranquilo o dia de votação.
Confira no documento anexo os prefeitos eleitos nesse dia 2 de outubro.
Fonte: Klau Bueno, Assessoria de Comunicação da AGM