São Luís de Montes Belos

Conta-se que a cidade de São Luis de Montes Belos originou-se da antiga fazenda de mesmo nome, à época pertencente ao município de Goiás. Essa fazenda data-se de 1857, quando o governo de Goiás determinou a construção de uma estrada partindo da Capital da Província e indo com destino ao sudoeste goiano e ao Estado do Mato Grosso. Passando pela região, encontrando o Córrego Santana, paralelo a serra com picos muito finos, cujos montes eram cobertos de exuberante vegetação, deram-lhe o nome São Luis de Montes Belos, por ser dia de São Luis. Lugar este que inicialmente foi conhecido como Barreirinho, nome de um dos Córregos que banha a localidade.


Com a doação feita pelo Sr. José Luiz Júnior de uma gleba de terras e, juntamente com outras terras adquiridas, deu-se início a cidade.Tornou-se distrito do município da cidade de Goiás, pela lei municipal nº 19, de 04/10/1948 e passando a municipio pela a lei Estadual nº 805, de 12/10/1953.Foi termo da Comarca da cidade de Goiás, e atualmente e sede de comarca.


O municipio conta, além da sede, com um distrito chamado Rosalândia, criado pela lei municipal nº 41, de 20/01/1958, cuja instalação solene se deu em 01/01/1964.


Gentílico: Montebelense


Principais Pioneiros: José Netto Leão Sobrinho, Jutair Netto Cerqueira Leão, José Luiz Pereira Junior, Valdemar Basilio da Silva(neném basilio), José Netto Cerqueira Leão, etc., e as mulheres, Custódia Maria de Jesus (dona quininha) e Sebastiana Ferreira Netto.

Municípios Goianos