Mozarlândia

A origem de Mozarlândia foi o alojamento dos agrimensores Pedro Leite da Silva, Mozart de Andrade Mota e Edgar de Alencar Mota, em barracas perto da confluência dos córregos Barreirinho e Fogueira, com vistas aos loteamentos: ?Barreirinho e São João?, com portaria do Departamento de Terras e Colonização, em junho de 1952.
Nessa região, Mozart de Andrade Mota adquiriu uma gleba de terras formando plantação de arroz, milho e café. Por sugestão de João Marcelino de Souza, parte das terras foi loteada para incentivar a formação do povoado.
Em 25 de fevereiro de 1954 surgia o primeiro rancho, coberto de palha, de José Crispim dos Santos, seguido por outros de seus irmãos, iniciando-se o povoado, com o nome de Barreirinho, córrego adjacente, com população predominante de nordestino e mineiros.
Em outubro de 1956, através de um mutirão, os moradores abriram a primeira estrada ligando o povoado a baunilha, atual Nova América que facilitou o escoamento da produção agrícola já expressiva naquela época.
O desenvolvimento da agricultura e criação de gado, além das vantagens oferecidas pelo fundador, motivaram intensa imigração, sobretudo em razão da facilidade de registros de terras concedidos pelo Departamento de Terras e Colonização do Estado de Goiás.
Pela lei municipal nº 245, de 30 de janeiro de 1958, o povoado de Barreirinho passou a distrito, pertencente ao Município de Goiás, instalado em 11 de maio do mesmo ano, com o novo e atual topônimo de MOZARLÂNDIA, em homenagem ao fundador MOZART de Andrade Mota.
Em 1962, paralelamente à inauguração da eletrificação a motor e do Grupo Escolar, grassou uma epidemia, repetida no ano seguinte, entravando o progresso da localidade.


Gentílico: Mozarlandense

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Mozarlândia ex-povoado, pela lei municipal nº 245, de 30-01-1958, subordinado ao município de Goiás.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito figura no município de Goiás.
Elevado à categoria de município com a denominação de Mozarlândia, pela lei estadual nº 4702, de 23-10-1963, desmembrado de Goiás. Sede no atual distrito de Mozarlândia ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Municípios Goianos